BLOG

ESPECIALISTAS EM NOTEBOOK

Notebook gamer: 6 dicas

5 min de leitura

Imagem de: Notebook gamer: 6 dicas para ficar de olho na hora de comprar
Avatar do autor

Felipe Vidal

via nexperts

0 Compartilharam

Antes visto como um objeto quase que inalcançável pela maioria dos jogadores, os notebooks gamer estão ficando mais acessíveis ao público nos últimos anos. No Brasil, diversas marcas estão investindo pesado no segmento, dando boas opções de modelos intermediários e topo de linha.

Com tantas opções atualmente, o consumidor ainda precisa se atentar em alguns pontos cruciais na hora de adquirir seu novo portátil. Afinal de contas, mesmo em maior quantidade no mercado, esses produtos são investimentos altos e devem entregar o máximo de qualidade ao jogador.

Neste artigo, preparamos algumas dicas simples que podem passar despercebidas na hora de comprar um notebook gamer. Confira:

Construção, conexões e aquecimento

Muito atrelado apenas ao design e visual do produto, a construção é geralmente negligenciada pela maioria dos consumidores. Do que adianta ter um hardware potente e, ao mesmo tempo, um produto frágil em mãos?

A maioria dos notebooks gamer mais acessíveis possuem uma carcaça mista, mas geralmente produzida com plástico. Outros modelos mais parrudos contém boas chapas de alumínio ou metal, que além de dar mais durabilidade, também pode ajudar na dissipação de calor. Infelizmente essas informações são, quase sempre, omitidas pelas fabricantes, então é necessário fazer um esforço extra para encontrar esses detalhes.

Notebooks como o recém-lançado ASUS TUF F15 ainda possuem certificação militar, que garante proteção contra quedas acidentais, poeira e choques. Essas certificações podem ser muito importantes caso você pretenda levar o aparelho para muitas viagens ou simplesmente quer ter mais segurança com o produto.

s

Além disso, é preciso ter em mente que na maioria das vezes, notebooks mais finos e com menor espessura, tendem a aquecer mais, justamente por haver menos espaço para as peças realizarem as trocas de calor. No entanto, isso não é uma regra, visto que modelos da Avell trazem carcaças finas e muito desempenho.

Por fim, se você gosta de usar muitas conexões USB no computador, é bom prestar atenção a respeito da conectividade do notebook gamer que planeja adquirir. Muitos modelos estão abrindo mão da clássica conexão ethernet, enquanto outros trazem apenas uma ou duas portas USB Tipo-A.

Tela

A tela é outro fator diretamente ligado com a construção dos notebooks gamer. Os usuários que prezam mais pela portabilidade podem preferir modelos menores, de 14 ou 15 polegadas, enquanto outros ainda querem essa possibilidade de locomoção facilitada, mas almejam displays maiores, com 17 polegadas, por exemplo.

A maioria das telas conta com painel IPS ou variações similares, mas laptops premium, como o Razer Blade 15, trazem display OLED para maximizar a experiência em games, mas se prepare para investir muito dinheiro em máquinas como essa.

A taxa de atualização é um dos principais fatores quando falamos de uma boa tela, e é difícil encontrar modelos que tenham menos de 120Hz, enquanto outros podem chegar a cerca de 240Hz em projetos top de linha. Seja como for, essa característica depende principalmente dos tipos de games que o usuário jogo. Para o cenário competitivo, quanto maior essa taxa, melhor, mas se estivermos falando de títulos cinemáticos como God of War, Control e Red Dead Redemption 2, esse fator não deve ser tão importante.

Teclado

A maioria dos notebooks gamer apresenta teclado com iluminação RGB, e muitas das vezes ainda traz a opção de personalização por área ou por tecla. Para muitos usuários que gostam de uma pegada mais minimalista e não querem a tradicional “baladas de luzes piscantes”, pode ser interessante investir em modelos mais sóbrios.

Webcam

Após a consolidação da pandemia da covid-19, o mundo virtual ganhou mais espaço na nossa vida. Agora, reuniões de trabalho, aulas, seminários e simples conversas são mais propensas a acontecer através de videoconferências, e ter uma boa webcam é essencial.

No entanto, muitos notebooks gamer possuem apenas câmeras fracas, com resolução 720p, e um item tão importante acaba passando tendo sua qualidade ignorada pelas fabricantes. Para melhor qualidade, tente dar preferência para modelos com resolução 1080p, ou vai precisar investir mais dinheiro com uma webcam externa no futuro.

Bateria

Bateria e notebooks gamer quase nunca se dão bem. O motivo é que componentes mais robustos, como processador e placas de vídeo, necessitam de uma energia maior para funcionar com força total, e a simples bateria dos portáteis não conseguem dar conta. Por isso, é muito recomendado que os usuários façam suas jogatinas com o aparelho conectado na tomada.

d

Porém, algumas baterias podem ser bem grandes e até pesadas, atrapalhando um pouco na hora de colocar na mochila para viajar. O Alienware M15 é um desses exemplos, com bateria gigante e que só funciona bem em jogos quando ligado na tomada.

O hardware certo

O melhor notebook gamer é aquele que cabe no seu orçamento e principalmente, que vai atender bem as suas necessidades. Por conta disso, escolher o hardware certo é essencial para não ter dor de cabeça.

É complicado encontrar laptops voltados para jogos que estejam abaixo dos R$ 4.000. Quando encontramos, geralmente estamos falando de máquinas com processador Intel Core i5 de 9ª ou 10ª geração, somado com 8 GB de memória RAM e um GTX 1650 de 4 GB ou uma GTX 1050 Ti.

s

Se você almeja notebooks como esse, é bom ter em mente que essas configurações rodam apenas jogos em Full HD e qualidade média, e já são relativamente antigas no mercado. Porém, marcas como Acer e Dell vem realizando atualizações em modelos como o Acer Nitro 5 e o Dell G15, trazendo processadores mais novos da Intel e AMD e GPUs RTX 3050 ou RTX 3060.

Esses modelos já encaram gameplay em qualidade ultra rodando em Full HD e até mesmo Quad HD com auxilia do DLSS e FidelityFX Super Resolution. As versões mais caras, acompanhadas das RTX 3070 são destinadas a um público mais entusiasta e que facilmente supera a casa dos R$ 13.000.

Por fim, dê preferência para notebooks gamer com 16 GB de memória RAM, para evitar travamentos durante o gameplay. Ademais, se possível, observe se as memórias estão dispostas em formato dual channel, ou seja, dois pentes de 8 GB. Isso adiciona melhorias na comunicação entre a memória e o processador, garantindo um desempenho extra.

Com essas dicas, investir em um notebook gamer certeiro para o seu dia a dia vai ficar bem mais fácil, e certamente vai garantir um produto com maior performance e longevidade para rodar os principais lançamentos do ano.

Cupons de desconto TecMundo:

Cupom Casas Bahia

Cupom Casas Bahia: confira os códigos

EU QUERO

Cupom Americanas

TODOS os Cupons Americanas neste link

EU QUERO

Cupom AliExpress

Cupom AliExpress 2022: TODOS os cupons neste link!

EU QUERO

Cupom KaBuM!

Cupom KaBuM! 2022: TODOS os códigos aqui

EU QUERO

Cupom de desconto Amazon

Cupom Amazon Brasil: TODOS os códigos nesse link

EU QUERO

News de tecnologia e negóciosDeixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.

INSCREVER AGORA!

Conheça o The BRIEF »

Categorias

Produto Notebook Mercado

Veja também

Imagem de: Suporte para Notebook: veja os melhores modelos disponíveis

Suporte para Notebook: veja os melhores modelos disponíveis

há 6 meses

Imagem de: Notebook Asus TUF F15 chega ao Brasil com RTX 3050 e Intel Core i5

Notebook Asus TUF F15 chega ao Brasil com RTX 3050 e Intel Core i5

há 1 mês

Imagem de: GTX 1050 Ti: como está a performance da GPU atualmente?

GTX 1050 Ti: como está a performance da GPU atualmente?

há 1 mês

Imagem de: Tensorbook: conheça o poderoso notebook da Razer com Linux

Tensorbook: conheça o poderoso notebook da Razer com Linux

há 2 meses

Imagem de: RTX 2050: conheça a placa de vídeo para notebooks da Nvidia

RTX 2050: conheça a placa de vídeo para notebooks da Nvidia

há 3 meses

Imagem de: Os animais radioativos que espalham a radiação de Chernobyl

Os animais radioativos que espalham a radiação de Chernobyl

Oferecido por Mega Curioso

PUBLICIDADE

Canais Exclusivos

Mais lidas hoje

Imagem de: Amazon Prime Day 2022: saiba quais foram os itens mais vendidos

Amazon Prime Day 2022: saiba quais foram os itens mais vendidos

ontem

Imagem de: Nvidia deve anunciar reduções de até 25% nas placas RTX 30

Nvidia deve anunciar reduções de até 25% nas placas RTX 30

ontem

Imagem de: Elden Ring: jogador descobre invocação de Melina em luta com Morgott

Elden Ring: jogador descobre invocação de Melina em luta com Morgott

ontem

Imagem de: PlayStation Stars é novo programa gratuito que dá dinheiro na PSN

PlayStation Stars é novo programa gratuito que dá dinheiro na PSN

ontem

Imagem de: Nier Automata: cosplayer da 2B gera polêmica no Anime Friends

Nier Automata: cosplayer da 2B gera polêmica no Anime Friends

há 3 dias

chat

0800 202 1100

Central de Suporte

ENDEREÇO

NOSSA LOCALIZAÇÃO

Rua Prefeito Osmar Cunha 183, Bloco A, Sala 607 – Ceisa Center – Florianópolis